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sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O diferencial da Etiqueta

Dicas e Sugestões
O diferencial da Etiqueta


Etiqueta é a forma de os indivíduos se conduzirem de acordo com normas preestabelecidas numa sociedade visando um convívio agradável e uma comunicação clara.

Algumas dicas úteis que aumentarão sua empregabilidade no mercado:

•Na competição do mercado de trabalho, entre dois candidatos com igual capacitação técnica, tem maiores chances aquele com visual e trato agradáveis.
•Ser gentil significa praticar a cortesia. Assim, quem não responde ao cumprimento de um companheiro de trabalho que está chegando ao escritório pela manhã, além de manifestar falta de educação, está sendo agressivo.
•Descuidar do asseio pessoal é ferir as boas maneiras e faltar com a consideração devida ao próximo.


Uso do cartão de visita

•Os executivos japoneses, ao darem ao seu cartão maior valorização nas relações de negócios, tornaram-se um modelo seguido pelo Ocidente. Ao chegar a uma mesa de reunião, colocam à sua frente os cartões recebidos, na ordem de importância da função de cada participante. Uma informação para dirigir a palavra aos companheiros de acordo com a hierarquia.
•Como meio para apresentação e fixação de identidade e local de trabalho, o cartão profissional não deve ser oferecido indiscriminadamente. Quem marcou hora para um encontro entrega-o à recepcionista que vai anunciá-lo. Costuma-se também dar o cartão após uma reunião e ao final de um almoço, fora da mesa. Jamais enquanto se estiver comendo.
•Ao falar com um jornalista, entregar o cartão, no primeiro momento, tem sentido, pois o nome do entrevistado é logo escrito corretamente nas anotações.
•Após as apresentações, diante do interesse de uma ou das duas partes para um futuro contato, a pessoa mais importante tomará a iniciativa de dar seu cartão, pedindo também o do outro. Esse é um gesto de atenção por parte de um executivo mais graduado.
•Deve-se ter sempre, no bolso do paletó ou na bolsa, um porta-cartões de couro ou de metal, o que representa status, auto-estima e um bom nível de organização pessoal. O cartão, como uma extensão da imagem de um profissional, é entregue impecável, sem estar amarrotado ou manchado.
•Caiu de moda dobrar a pontinha à direita, acima, ou a dobra feita em sentido vertical, num lado, significando que o contato foi realizado e o cartão inutilizado para outros fins.


Quem estende primeiro a mão em um encontro de negócios?

•É sempre a pessoa mais importante da relação que estende primeiro a mão. Assim, cabe ao chefe estender a mão ao funcionário e a este corresponder o gesto.
•Secretárias e recepcionistas não estendem a mão ao visitante que chega no escritório. Quando o cliente é mulher, mesmo sendo freqüentadora da empresa, uma funcionária não toma a iniciativa de beijá-la.
•Um executivo levanta-se e estende a mão a quem entrar em seu escritório para falar com ele e quando a visita sair faz a mesma coisa. O mais comum, porém, é, à hora da despedida, o cliente estender a mão ao executivo expressando a satisfação pelo serviço.
•Se a pessoa a quem se deseja estender a mão está com o braço engessado, por exemplo, levando pacotes ou comendo, vale apenas um toque em seu ombro como um cumprimento mais efusivo.


Como se aperta a mão ao cumprimentar?

Esta forma de comunicação gestual segue alguns preceitos para o aperto de mão causar boa impressão.

•Em primeiro lugar, cuida-se da postura: o braço direito fica dobrado, formando ângulo reto, enquanto se estende a mão. O esquerdo fica solto ao natural, pois não se fica com a mão no bolso ao cumprimentar alguém.
•Quem fuma, ao se dirigir para um aperto de mão, antes se livrará do cigarro.
•Um aperto de mão tem, no máximo cinco segundos de duração , mas o tempo que se mantém esse contato é um sinal da maior ou menor significação dada ao gesto, acompanhado pelo olhar direto nos olhos do interlocutor.
•O contato físico deve ser agradável. Dar a mão mole revela insegurança, oferecer apenas a ponta dos dedos parece desprezo e apertar demais, uma grosseria. Pode acontecer de uma pessoa insegura dar maior vigor ao aperto de mão justamente para expressar o contrário.
•Quem sua nas mãos, especialmente quando está nervoso, deve ter papel absorvente no bolso e, discretamente, antes de enfrentar um encontro, enxugá-las.
•Para amenizar a mão gelada é necessário esfregar uma na outra.


Como apresentamos as pessoas uma às outras?

Na vida profissional, mais ainda que nos contatos exclusivamente sociais, é importante saber apresentar as pessoas.

•Os executivos mais graduados devem dar o exemplo para ser seguido por todos os escalões da empresa. Quando a secretária entrar no escritório onde está sendo recebida uma visita, se aquela permanecer por algum tempo ali, o chefe dirá “Doutor Oliveira, Maria Cecília, minha secretária”. Ela cumprimentará essa visita, mas não estenderá a mão. O nome da pessoa precede a função, porém quem ocupa cargos de alta direção será apresentado formalmente numa recepção como “o vice-presidente da XYZ, Fulano de Tal”.
•A regra social de apresentar um jovem a uma pessoa de mais idade, um homem a uma mulher não vale para o mundo dos negócios.
•No mundo dos negócios, o que vale é a hierarquia e, quando ela não for seguida, será propositalmente para destacar a pessoa mais velha ou a senhora numa manifestação de cortesia.
•O pessoal interno será apresentado ao visitante, assim o diretor dirá ao jovem executivo ou ao cliente apresentando um colega de direção: “Marcelo, Luciana Medeiros, nossa gerente de marketing. Marcelo Soares é chefe de compras da Libéria Cia”.
•O novo companheiro é introduzido no grupo pelo chefe do setor. Quando isso não ocorre, quem fica mais próximo se apresenta: “Sou Fulano de Tal, seja bem vindo”. O recém chegado agradece fazendo sua auto-apresentação. Com estes gestos formais fluirá um relacionamento cordial.
•Visitas de parentes e amigos no local de trabalho, dependendo do tipo de atividade e regime interno, podem ocorrer. “ Luiz, gostaria de te apresentar minha mãe. Luiz Gonçalves é nosso chefe de setor “. Numa apresentação rápida, não é necessário o aperto de mão. Caso isso ocorra, a iniciativa será daquele a quem está sendo feita a apresentação. Nesse exemplo é Luiz Gonçalves.
•Ao esquecer o nome de alguém, mesmo assim a apresentação deve ser feita , sendo preferível dizer: “Por favor, diga-me seu nome completo” ao trágico “Esqueci seu nome”.
•Não entendendo um sobrenome é até sinal de interesse pedir que a pessoa o repita. Quem tem um nome complicado pode deixar seu interlocutor mais à vontade completando a resposta cordialmente. “Meu nome é mesmo complicado e estou habituado a repeti-lo: S-t-r-a-s-l-i-n-s-k-i.”
•No mundo dos profissionais apresentar uma pessoa antepondo seu título ao nome é muito importante, por isso diz-se “Doutor Fulano de Tal” a quem é advogado, médico ou engenheiro.


Quando levantar-se da cadeira em uma situação social ou profissional?

•Se numa relação social o homem sempre levanta ao cumprimentar outro homem ou uma mulher, na profissional não existe este rigor.
•As regras de cortesia, no trabalho, são cumpridas de forma mais simples que nos contatos meramente sociais. O funcionário que está sentado, trabalhando, levanta-se diante de um visitante que falar com ele. O mesmo fará com um superior hierárquico, cuja presença é rara naquele escritório.


Pontualidade


•O tempo que se deixa uma pessoa esperar por nós tem seu significado e faz parte da linguagem não verbal.
•O atrasado dá idéia de desorganização e que não está dando importância àquele que fica à sua espera. Os empresários modernos, mesmo ocupando altos cargos de liderança, buscam ser pontuais para dar o exemplo, pois a pontualidade faz parte da boa imagem profissional, dentro e fora da empresa.
•No aspecto subjetivo, o atraso de um executivo ao sair para o trabalho sempre causa estresse. É um dia que ele está começando mal. Quando se percebe a impossibilidade de cumprir um horário, deve-se avisar por telefone, pois na era do celular não há desculpa.

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