Em uma reunião, o mais importante é ser o centro da atenção. Quem não é visto, nem ouvido, nunca será lembrado. Aqui vão as 6 dicas básicas de como se comportar numa reunião:
1º Ofereça-se para fazer a ata. Isso lhe dará oportunidade de fazer seguidas interrupções para esclarecer o que foi falado.
2º Sempre comece qualquer comentário elogiando à pessoa que terminou de falar, dependendo é claro do ela tenha dito.
3º Se alguém disser alguma coisa útil, repita o que foi falado, mas mudando as palavras, de modo que a sua intervenção pareça um complemento, e não um plágio. Por exemplo, se alguém diz: "precisamos implantar urgente um serviço de atendimento ao cliente", elogie a proposta e diga: "por coincidência, ontem eu li uma pesquisa sobre esse tema, e descobri que a maior parte dos clientes, em geral, não se consideram bem atendidos".
4º Transfira a responsabilidade. Se alguém lhe perguntar alguma coisa que você não sabe, indique alguém da mesa como o melhor especialista da empresa naquele assunto.
5º Quando o chefe estiver falando, concorde com a cabeça, mesmo que naquele momento você esteja pensando em outra coisa.
6º Quando um voluntário for solicitado para uma tarefa, levante imediatamente a mão, e indique alguém presente para ajudar você na tarefa. De preferência, alguém que tenha mais afinidade.
Muita coisa mudou nas empresas nos últimos 100 anos, menos uma coisa: as reuniões. Elas são como as baratas: todo mundo fala em acabar com elas, mas até hoje, ninguém conseguiu. Por isso, lembre-se: "Qualquer especialista, um dia, vai se tornar obsoleto, menos um: o especialista em reuniões."

Nenhum comentário:
Postar um comentário