Powered By Blogger

sábado, 27 de outubro de 2012

As 16 leis de toda pessoa de sucesso, segundo Napoleon Hill


As 16 leis de toda pessoa de sucesso, segundo Napoleon Hill

E-mailImprimirPDF
No começo do século XX, um dos empresários mais bem-sucedidos dos Estados Unidos, Andrew Carnegie, decidiu que queria saber quais eram os denominadores comuns entre todos os grandes homens de sucesso da época.
Para isso, contratou um jovem chamado Napoleon Hill e deu a ele a tarefa de estudar – durante 20 anos – sobre as 6 mil pessoas mais ricas e poderosas do mundo e descobrir o que elas tinham em comum. Hill não só as estudou como também entrevistou pessoalmente centenas delas, incluindo nomes como Thomas Edson, Graham Bell, George Eastman, Henry Ford, John Rockfeller, Theodore Roosevelt e Woodrow Wilson.
Depois de apresentado a Andrew Carnegie, o resultado do trabalho foi transformado em um curso, no qual Napoleon Hill definiu 16 leis que todas as pessoas de grande sucesso seguiam, conscientemente ou não. Se você quer modelar alguns desses grandes nomes da humanidade, leia sobre e tente aplicar você mesmo todas essas 16 essenciais regras.

1. Associação com outras pessoas com o mesmo perfil de pensamento

A primeira lei revela que todos os grandes homens tiveram que se associar a outras pessoas para conseguir realizar os seus objetivos. Uma vez que todos compreenderam a interdependência, buscaram principalmente pessoas que seguiam uma mesma linha de pensamento. Assim, todos trabalhavam emrapport com seus sócios.
Napoleon Hill afirmava que a união de duas ou mais mentes gerava um todo que era maior do que a soma das partes, o que ele chamou de Master Mind – ou Mente Mestra. Sozinhos, nenhum deles teria conseguido o sucesso que conseguiu.

2. Objetivo principal definido

Outro ponto que ficou bastante claro durante a pesquisa foi que todas as pessoas que realizam seus sonhos tinham um objetivo principal claramente definido em suas mentes, muitas vezes ricos em detalhes.
Muita gente diz que quer mudar de vida, mas quando são perguntadas o que realmente querem, se atrapalham para dizer. Sabem que não querem continuar do jeito que estão, mas não tem um objetivo claro de onde querem chegar, do que querem realmente mudar.
O objetivo principal na vida deve ser escolhido com um grande cuidado e, depois de escolhido, deverá ser escrito e colocado num lugar onde se possa vê-lo pelo menos uma vez por dia. Isso tem por efeito psicológico impressionar o subconsciente da pessoa de tal maneira que ela aceita esse propósito como um lema, um projeto, uma “planta” que finalmente dominará as suas atividades na vida e a guiará, passo a passo, para a consecução desse objetivo. – Napoleon Hill
Sem ter um objetivo traçado, é muito complicado realizar alguma coisa. Não devemos ser 100% orientados a meats, contudo se não tivermos um lugar para onde ir, será difícil saber como chegar lá.

3. Confiança em si próprio

As pessoas de sucesso entrevistadas demonstravam grande confiança em seu potencial. Se não para resolver o problema, para saber quem chamar para resolver. A autoconfiança é essencial para quem quer empreender algo. Quem vai confiar um investimento em alguém que não demonstra segurança? Qual cliente vai comprar algo de alguém que duvida de si mesmo?

4. Economia

A quarta lei das pessoas de sucesso é o hábito da economia. Em uma tradução mais moderna, podemos dizer que educação financeira é uma das regras essenciais para quem quer obter sucesso.
Embora o dinheiro não seja a única ferramenta para medir o sucesso de uma pessoa, quando estamos falando de negócios e empresas (que era o caso da maioria dos entrevistados de Napoleon Hill), essa é sim a principal medida de sucesso.
O estudo mostrou que os entrevistados sabiam controlar suas finanças e assim tinham sempre dinheiro para investir em oportunidades e para arriscar empreendimentos que, se não dessem certo, também não os iria deixar no meio da rua.

5. Iniciativa e Liderança

Um outro ponto bastante claro na pesquisa foi o de que todos os entrevistados tinham um perfil de líder e não de seguidor. Todos tomaram a iniciativa de assumir o controle de suas próprias vidas, de empreender, de sair da mesmice e levar outros associados juntos no caminho.
Embora algumas pessoas realmente não tenham o perfil de liderança, acreditamos que isso pode ser trabalhado e melhorado. Para levar outras pessoas a trabalharem com você em uma iniciativa própria ou mesmo para convencer outros a comprarem seus serviços e produtos, é preciso demonstrar liderança.

6. Imaginação

Pensar fora da caixa. Essa é a sexta lei do triunfo identificada por Napoleon Hill entre os homens bem-sucedidos que ele entrevistou. Boa parte deles precisou muitas vezes usar a imaginação para pensar em um negócio que não existia, para criar uma solução na qual ninguém pensou antes, para criar coisas novas.
Existe uma série de técnicas para desenvolver a imaginação e a criatividade, mas o ponto principal é você forçar-se a mudar suas rotinas de ações e pensamentos e não ter receio de experimentar coisas novas.

7. Entusiasmo

Aqui chegamos a um ponto muito importante. Muita gente parece ter um desejo de mudar de vida, mas acaba não indo em frente. É como se faltasse o combustível para levar o carro adiante.
Segundo a pesquisa encomendada por Andrew Carnegie, esse combustível que move homens e mulheres rumo a grandes descobertas e empreendimentos é o entusiasmo. Grande parte dos maiores realizadores do mundo eram absolutamente apaixonados por seus objetivos principais definidos, a ponto de isso despertar neles grande entusiasmo para seguir em frente mesmo quando todas as condições pareciam adversas.
O homem geralmente triunfa com mais facilidade num campo de esforços em que se lança de corpo, alma e coração. – Napoleon Hill
Criar entusiasmo em si mesmo – literalmente viver com paixão – é um dos desafios mais intensos e prazerosos que você pode impor a si mesmo.

8. Autocontrole

O oitavo ponto bate muito com o quinto: ter autocontrole é, na verdade, ser o líder de si mesmo. É pensar no longo prazo, avaliar as consequências de cada ação, ter a ideia exata de que tudo o que você faz ou o aproxima ou o afasta do seu objetivo principal definido.
Não ser escravo das tentações mundanas ou de estados alterados de consciência – como a embriaguez, por exemplo – é um passo essencial para quem quer estar no comando da própria vida.

9. Hábito de fazer mais do que a obrigação

Segundo Napoleon Hill, existem dois tipos de pessoas que não vão para a frente:
Aquelas que não fazem o que lhes é pedido
  1. Aquelas que só fazem o que lhes é pedido
Se você quer se destacar em sua área de atuação, precisa criar o saudável hábito de andar a milha extra: sempre fazer mais do que lhe pedem, sempre fazer mais do que é obrigado a fazer. Do contrário, você será apenas uma pessoa mediana, igual a tantas outras.

10. Personalidade atraente

Os negócios são resultados diretos de interações humanas. Cultivar uma personalidade atraente é ser uma figura agradável, simpática, bem apresentada. Não estamos falando aqui de padrões de beleza e sim de comportamentos que o tornem uma companhia agradável para os outros.
Existem pessoas que não fazem a menor questão de serem simpáticas. Elas estão no direito delas, porém para quem quer levar sua carreira a patamares mais altos, além de competência, é preciso ser uma companhia no mínimo agradável.

11. Pensar com Exatidão

Ter foco é outra lei essencial para quem quer obter sucesso. Devemos aprender a dirigir os nossos pensamentos somente para os assuntos, fatos e informações que, de alguma forma, nos deixarão mais próximos de nosso objetivo principal definido.
A meta é passar a raciocinar dedutivamente, apenas com base em fatos comprovadamente verdadeiros, que possuam importância real e que sejam úteis de alguma maneira.

12. Concentração

Esse ponto parece ser muito mais difícil hoje em dia do que na época em que a pesquisa foi realizada. Isso porque hoje boa parte da humanidade sofre com distúrbios de déficit de atenção. As novas tecnologias e seus processos multitarefas nos oferecem tantas coisas que cada uma delas recebe apenas uma pequena fração da nossa atenção. O resultado são trabalhos mal-feitos, falta de foco, sensação de excesso de informação e um grande sentimento de frustração.
A saída aqui é treinar a própria mente para pensar com exatidão. Técnicas de meditação e o hábito de lidar com apenas uma coisa de cada vez, com foco total, são úteis para esse tipo de treinamento.

13. Cooperação

Além de se associar com pessoas com a mesma linha de pensamento, os homens de sucesso entendem que a cooperação é o melhor caminho para a realização pessoal e coletiva. Isso inclui ver os concorrentes apenas como outros players do mercado, não como inimigos. Significa ver os funcionários não como escravos, mas como pessoas que estão colaborando para tornar o seu sonho realidade.
A cooperação deve se dar em todos os níveis, pensando não somente no interesse próprio, mas também no bem-estar das pessoas com quem você se relaciona.

14. Fracasso

Como o fracasso pode ser uma das leis do sucesso? É simples: todas as pessoas que atingiram uma grande realização na vida, fracassaram algumas vezes antes. Na verdade, como diria Thomas Edson, aprenderam maneiras de “não inventar a lâmpada”.
O fracasso deve ser visto como um grande aliado. Cada vez que você falha, você descobre uma maneira de não realizar o seu objetivo. Elimina um caminho. Continue fazendo isso até você achar a trilha ideal.
Anthony Robbins em seus treinamentos pergunta: quantas vezes você deixaria o seu filho cair antes de desistir de ensiná-lo a andar? As pessoas respondem com simplicidade: ora, ele vai cair até conseguirandar. E aí está a fórmula mágica do sucesso! Não existe maneira de fracassar, apenas de aprender como não chegar lá.

15. Tolerância

Para lidar com o fracasso, com as limitações de outras pessoas e as suas próprias, com as adversidades que a vida nos impõe, é preciso ter uma boa dose de tolerância e paciência.
Você já deve ter percebido que não existe ninguém no mundo que consiga ter todas as coisas sob controle. Coisa que queremos não acontecem. Coisas que não queremos acontecem. O segredo é nos desapegar de querer controlar tudo e ter tolerância e paciência para ir acertando e errando até chegar onde queremos, seguindo sempre em frente.
A maior recomendação que alguém que está buscando uma melhoria na qualidade de vida pode receber é a de aproveitar toda a jornada, não apenas a realização da meta. O momento em que você realiza o objetivo é muito fugaz perto de todo o caminho que você tem para percorrer até ele.
Se você condicionar sua felicidade somente à realização dos objetivos, estará se condenando a uma vida triste.

16. Fazer aos outros aquilo que quer que seja feito a você mesmo

Conhecida como A Regra de  Ouro, essa lei é usada em grande parte das religiões e filosofias de vida já criadas no mundo. Se ela fosse realmente levada a sério, viveríamos um mundo bem melhor.
No momento em que você percebe que somos todos – seres vivos e meio-ambiente – uma única rede interdependente, que a ideia de eu como uma coisa distinta e independente nada mais é do que uma ilusão, aí, meu amigo, temos uma grande oportunidade de nos libertarmos de padrões limitadores. Tratar as outras pessoas como a si mesmo é um passo importante para essa compreensão.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Índigos: Quem são?



Crianças que a pseudociência e a parapsicologia acreditam ser especiais. Os defensores desta crença afirmam que os "Índigos" constituem uma nova geração de crianças com habilidades especiais, e que têm por objetivo a implantação de uma "Nova Era" a Humanidade. Estas crianças são geralmente classificadas como possuidoras de habilidades sociais mais refinadas, maior sensibilidade, desenvolvimento profundo de questões ético-morais e portariam personalidades peculiares que possibilitariam facilmente sua identificação relativamente a outras crianças.
As crianças índigo são também comumente associadas à Geração Y. 
São crianças que necessitam de muito amor, carinho, compreensão, afeto, enfim humanidade.

Supostas Características

As crianças índigo apresentariam uma série de atributos sensoriais recorrentes, como a hipersensibilidade auditiva ou a hipersensibilidade tátil. De igual modo, apresentariam um padrão de comportamento peculiar, destacando-se:
Ø  Têm a sensação de ter uma tarefa específica no mundo, e se surpreendem quando os outros não a partilham;
Ø  Custa-lhes aceitar a autoridade que não oferece explicação nem alternativa;
Ø  Sentem-se frustrados com os sistemas ritualistas que não requerem um pensamento criativo;
Ø  A curto tempo encontram formas melhores de fazer as coisas, tanto em casa como na escola;
Ø  Acreditam que isso foi um dom de Deus e que eles se comunicam através do pensar;
Ø  Não são tímidos para manifestar as suas necessidades;
Ø  Possuem alta sensibilidade;
Ø  Têm uma quantidade excessiva de energia;
Ø  Liderança natural, reconhecida e não forçada;
Ø  Se aborrecem facilmente podendo aparentar que só mantém a atenção por curtos períodos de tempo;
Ø   Resistem a autoridade se ela não for democraticamente orientada;
Ø   Preferem aprender por métodos e caminhos não tradicionais e com prioridade a leitura e a matemática;
Ø   Podem frustrar-se facilmente pois têm grandes idéias mas lhes faltam recursos e pessoas que ajudem a concretizá-las;
Ø   Aprendem através da exploração, mas resistem a memorização pura e simples;
Ø  Não aceita o “não porque não”, como resposta. Exige argumentação sincera,  plausível e não aceita “enrolação”.
Ø  Seu olhar é muito profundo;
Ø  Maturidade de um adulto;
Ø  Alto grau de energia que precisa ser investida;
Ø  Inteligência emocional e espiritual;
Ø  Não sentem medo;
Ø  Sabem quem são e o que vieram fazer aqui, conhecem sua vocação e missão de vida;
Ø  São especialmente criativos.

Esse rótulo foi dado para especificar as crianças que vem nascendo nos últimos tempos, crianças essas que diferem do contexto do que os pais e professores (a humanidade em geral) está acostumada a lidar. Essas crianças possuem um campo vibracional azulado, por isso o índigo.
Essas crianças são a evolução da humanidade, começaram a chegar aos poucos no planeta Terra destacando-se como gênios (Albert Einstein) ou loucos (Nicola Tesla) e por volta da década de 50 esse fluxo começou a aumentar e a partir dos anos 70 (Hippies no Brasil) começaram a revolucionar, sendo que nos dias atuais quase todas as crianças que nascem aqui são índigos e alguns poucos cristais.
O que as difere dos seres humanos ‘padrão’ é a capacidade de se concentrar em mais de uma atividade simultaneamente como ler e ver televisão, jogar vídeo game e conversar, possuem olhar penetrante como se estivessem penetrando em nossas mentes, não gostam de violência, injustiça, hipocrisia, falta de respeito e principalmente autoridade. São pessoas muito sensíveis e que tem um canal a mais, a abertura com a 4ª dimensão.
 São muito amáveis quando tratadas com respeito, sempre tem uma solução para os problemas apresentados a elas, em sua grande maioria mais de uma solução, são fortes em suas convicções, demonstram possuir sabedoria de vida.
 Ficam pouco tempo com um brinquedo, normalmente dura minutos, eles precisam de variedade e normalmente quebram seus brinquedos para saber como funcionam, precisam de muita explicação, perguntam muito sobre muitas coisas, querem conhecer a fundo o mundo ao seu redor, o conhecimento prático lhes é muito importante. São muito apegadas às mães.
Essas características se fazem necessárias para que tragam ao mundo todas as mudanças necessárias para sairmos do velho padrão físico e energético onde o medo e a violência determinam quem estará no comando, quem detém o poder.
É praticamente impossível mentir para um índigo, eles parecem saber que estão mentindo. São muito intensas.
A compreensão dessas crianças depende profundamente do valor a elas dado.
As crianças que nasceram na década de 60/70 estão hoje com seus 30 a 40 anos e muitas dessas pessoas fizeram a sua parte e ajudaram a sociedade a enxergar que como estava não dava mais pra ficar que mudanças eram necessárias em todos os setores, na política, na família, nas empresas, nas escolas.

Hoje sabemos que não dá pra ficar mais assim, mas ainda estamos esperando que as coisas mudem e aconteçam. Acredito que tenhamos muitos adultos índigos trabalhando para que essas mudanças se tornem reais.

Esses adultos abriram as portas para essas crianças que agora chegam em grande número.
 Raros serão os ‘padrão’.
Índigos são a evolução da humanidade, que agora chegam em grande número para que o planeta todo seja restaurado e reestruturado numa vibração energética de amor e respeito, para banir o medo e crescer o equilíbrio entre todos os seres vivos.

Os próximos anos serão de mudanças em todos os setores, mas principalmente nas famílias e escolas que precisarão mudar a forma de educar as suas crianças.
Dê atenção as suas crianças, ouçam-nas, compreendam os seus motivos, tenho certeza que irá valer a pena, pois o aprendizado entre ambos será muito grande.

domingo, 22 de julho de 2012

Em busca dos sonhos




Sonhar é preciso. O sonho é o combustível essencial para enfrentarmos com motivação e esperança a difícil caminhada da vida. Por mais dura que ela pareça ser, é possível acreditar numa vida de realizações se sonharmos diariamente com os nossos projetos, os nossos ousados planos, nossos desejos de conquistas materiais e pessoais. O que difere pessoas bem sucedidas de outras fracassadas é a capacidade de sonhar. Você conquistará grandes coisas se tiver grandes sonhos. Mas deixará de conquistar tantas outras se não sonhar.

Uma família feliz, um carro, uma casa, viagens..., estes são alguns alvos que temos no curso de nossas vidas. No entanto, vivemos numa carreira sem limites em buscadesses sonhos e esquecemos que a realização deles está atrelada a uma atitude aguerrida, disposta a correr riscos, a vencer obstáculos, a não desistir no primeiro fracasso, a persistir e acreditar que tudo o que sonhamos está ao nosso alcance.

Mas muitos preferem viver no anonimato, escondendo-se por trás de desculpas como “não tive oportunidade”, “ninguém me dá uma chance”, ou ainda, “estou velho demais”, “não tenho estudo”. Realmente estas “muletas” que as pessoas encontram para escorar a falta de atitude têm retardado o crescimento de uma sociedade capaz de aceitar o ócio, a morosidade, o comodismo.
O mundo está sedento e está à procura de visão e direção. A hora é propícia para sonhadores que sonham grandes sonhos; sonhos cativantes, sonhos atraentes, sonhos desafiadores. Todos nós temos um sonho. O problema é que freqüentemente nós os sepultamos. Nós nos tornamos incrédulos e os nossos sonhos perdem o seu fascínio e encanto porque eles não se concretizam com um toque de mágica.

Quando, porém, toma-se a atitude de fazer a diferença, a conquista é apenas uma questão de tempo. Há um ditado popular que diz “prego que se destaca é martelado”. Prefiro ser martelado diariamente a viver contando histórias de vencedores. Conte sua própria história, seja você um vencedor. Não aceite ser coadjuvante nessa bela história que é a vida.

Você deve ser o ator e autor principal e não um contador de histórias alheias. Nunca deixe de sonhar e de agir a favor dos seus sonhos. Ouvi uma frase que me marcou muito. Ela diz “se você agir da mesma forma, falar as mesmas coisas, relacionar-se com as mesmas pessoas e freqüentar os mesmos lugares, permanecerá onde está e como está”.

Você deseja ficar estático, parado no tempo ou deseja avançar, crescer e evoluir? Se não mudar sua maneira de agir, se você não mudar esse discurso desgastado, se não conhecer pessoas que possam somar na sua vida e não freqüentar lugares novos que possam mudar sua rotina, nunca sairá do lugar onde está. Escolha crescer, subir degraus na sua vida pessoal e profissional.

Busque a excelência em todas as atitudes da sua vida. Seja uma pessoa mais equilibrada, porém mais aguerrida, mais compreensiva, porém mais inconformada. Permita que outros contem a sua história. Seja alvo de marteladas e seja o assunto das rodas de bate-papo. Faça a diferença.

“Ninguém escolhe o seu começo, mas todos podem escolher o seu final”. O lendário campeão dos pesos pesados Evander Holyfield definiu nessa frase como as atitudes podem mudar o curso de uma vida. Não passe a vida correndo atrás dos seus sonhos de forma desordenada, deixe com que eles sejam alimento diário para suas conquistas. Nunca desista dos seus sonhos e encontre neles forças para extrair de si todas as qualidades, virtudes e competências que estão escondidas dentro de você.

sábado, 23 de junho de 2012

Ler é uma excelente forma de evoluir!


A leitura é indiscutivelmente importante na vida das pessoas, afinal, através desta, se descobre um mundo de coisas, pessoas, detalhes, novidades, enfim… Uma vida!

Dessa forma, é preciso incluir a leitura no dia a dia desde a infância, pois assim o ato de ler será prazeroso e constante.

Ler é a melhor maneira de adquirir conhecimento. É através da leitura que as pessoas se tornam conhecedoras das informações, se tornam críticos, conseguem interpretar melhor e desenvolver qualidades que são próprias de bons leitores. O conhecimento é o único bem que não é roubado, você acumula e se torna dono dele para sempre; e todo conhecimento adquirido vem através da leitura.

Saiba que estudos comprovam que a leitura faz bem, saiba por que: melhora e estimula a memória e atenção, pois mobiliza as variações da memória e permite que a pessoa faça reflexões sobre os assuntos, que acaba estimulando mais ainda.

Ao ler é possível diminuir o estresse, pois a pessoa pode viajar e ter uma boa companhia no tempo livre. A leitura colabora para um conhecimento do corpo, visto que a pessoa passa a entender melhor o que o médico fala e explica sobre as doenças, a mente está aberta para a compreensão e para tirar dúvidas sobre os tratamentos. A leitura leva a um universo que a mente pode ao mesmo tempo transformar e encontrar respostas sobre muitas coisas legais da vida.

Além proporcionar um grande prazer em aprender cada vez mais!

Dentre todos os benefícios da leitura, talvez o mais importante seja aprender a se comunicar com mais eficiência. Quem lê bastante tem mais cultura e consequentemente, mais poder de comunicação.

Dentro da análise psicológica, o leitor é elemento agente, é ele quem dá vida as personagens, participando com elas da história, transformando a leitura num passatempo útil e agradável, sendo assim, ler faz bem também para o psicológico. Uma boa leitura é edificante e induz a virtude, assim, todos que estão interessados em construir uma sociedade, devem de fato se preocupar com a virtude e induzir as pessoas a se tornarem leitores.

Ler é a melhor maneira de crescimento, tanto pessoal, como psicológico é até espiritual. Os leitores assíduos são mais preparados e estão mais qualificados a enfrentar os desafios da vida. Ler é uma excelente forma de evoluir!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A estratégia do Olho de Tigre


O mundo empresarial é uma selva, seja o predador. O mundo profissional está cada vez mais competitivo. Vivemos em uma verdadeira selva corporativa, na qual todos os dias você precisa lutar muito para crescer na carreira e na profissão.

Hoje, não basta ter as informações certas e as competências desejadas. É preciso ter as atitudes e as posturas que o façam realmente vencer.

O conjunto das qualidades que fazem um profissional se destacar compõe a “estratégia do olho de tigre”, que vai ajudá-lo a desenvolver seu potencial para você saber mais como: Conhecer suas fortalezas e fraquezas, transformar seus sonhos em objetivos, ser dedicado e resiliente, ser criativo ao resolver problemas, aproveitar as oportunidades, turbinar seu networking, cuidar do seu posicionamento.

 Garra, determinação, precisão e força fazem parte do comportamento de quem descobriu como ser bem-sucedido.

Desenvolva a estratégia do olho de tigre e seja uma daquelas pessoas que toda empresa quer em sua equipe.

Fonte: A estratégia do olho de tigre. Autor: Renato Grinberg

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Atitudes de mudança pessoal



Duas atitudes básicas expressam que estamos mudando significativamente:

1- Viver em permanente processo de aprendizagem, antenado, ligado, atento ao que acontece, curioso, relacionando cada informação isolada a um contexto maior, onde ela cobre um novo sentido.

2- Conseguir uma boa integração pessoal em todos os níveis da vida, integração que se expressa em um estado predominante de paz, de entusiasmo pela vida e pelo trabalho, em um bom gerenciamento das nossas idéias, emoções e atividades.

Mudar dentro das nossas possibilidades atuais

É importante agir no nosso ritmo, no ritmo que nos é possível neste momento. Procuraremos estar atentos para aumentá-lo, para decidir, para agir, sem forçar as decisões, aceitando as idas e voltas, as hesitações que aparecem, tentando enfrentá-las e superá-las uma a uma.

Vale a pena começar sempre pelo mais próximo, pelo mais fácil, pelo possível. As práticas na direção libertadora irão facilitando as etapas posteriores. Não vamos pensar em quão comprido vai ser o caminho. Podemos começar a a andar “step by step”, passo a passo, até onde hoje nos seja possível.

É importante buscar pontos de apoio. Procurar grupos que estejam em processos afins. Buscar pessoas em que possamos confiar, que não nos julguem negativamente, que não nos invejem. Podemos também interagir com profissionais da comunicação e da saúde, profissionais que nos ajudem a perceber-nos melhor, a desvendar nossos processos mentais e emocionais. Cada um de nós tem suas crenças, suas formas de expressar sua religiosidade. Se elas nos ajudam, se nos ajudam a perceber mais, a ter mais paz, a comunicar-nos mais com os outros podem ser-nos muitos úteis.

O nosso foco não pode permanecer só no individual, mas estar também direcionado ao comunitário, aos grupos importantes em que participamos. Quanto mais possamos inserir-nos em espaços de ação comunitária, mais cresceremos, aprenderemos, viveremos. Dentro desta perspectiva de integração pessoal e comunitária, encontraremos nas tecnologias parcerias permanentes e criativas para expandir permanentemente nossas inúmeras possibilidades de informação, de comunicação e de ação.

Tomar decisões é fundamental para evoluir, para mudar. Decidir nos assusta. Todas as escolhas implicam em riscos, ganhos e perdas. Nada nos garante que não cometeremos outros erros, que iremos acertar sempre. É importante fortalecer nossa autoestima, continuar dando-nos valor, apoio, incentivo. Se estamos num processo honesto de mudança, encontraremos o melhor momento e a melhor forma de decidir e de agir.

Decidiremos mudar, ao estar convencidos de que uma das opções é melhor que as outras e procuraremos fortalecer-nos nessa decisão, levando-a adiante, se não houver graves sinalizações em contrário no caminho. Quem não decide, não percebe o valor da nova escolha, porque fica de olho também no que vai perder e se apega a roteiros já conhecidos. Alguns querem mudar, sabem que têm que mudar, mas não sabem o que pôr no lugar. Sentem-se tão machucados com perdas passadas, que permanecem paralisados com o receio apavorante de acumular mais uma derrota.

Cada um precisa de tempos diferentes para decidir, para perceber claramente. É um processo que não se deve apressar ou forçar de fora, mesmo que pareça evidente a solução. Podemos informá-lo, dar-lhe nossos parâmetros, nosso apoio, mas não induzi-lo a decidir. Ele saberá quando é o momento dele. E se não souber, continuaremos apoiando-o, até onde nos for possível e ele precisar.

Ainda não é tarde para aprender a viver, a integrar todas as dimensões da nossa vida: as pessoais, as sociais e as tecnológicas. Vamos estar atentos ao bom gerenciamento das nossas pessoas: do emocional e intelectual, do passado e do presente. Integrar também a nossa inserção mais participativa, engajada em grupos e comunidades. Integrar também todas as tecnologias como potencializadoras da nossa ação pessoal e comunitária. Ampliar a nossa comunicação em quantidade e qualidade, caminhando na direção de maior confiança, abertura, compreensão e autenticidade. Vamos aprender a expandir os nossos círculos de interação, a ampliar nossas redes de comunicação, a torná-las mais participativas, de maior qualidade. Vale a pena ampliar a nossa ação comunicativa pessoal, interpessoal e comunitária: a nossa vida e a de muitas pessoas se transformarão de forma contínua e extremamente enriquecedora.

domingo, 20 de maio de 2012

Mude suas atitudes diante da vida!

 

O sonho nos torna capazes de ousar a utopia de cada manhã e experimentar o horizonte de cada momento“.
O que será que nos dias de hoje pode nos garantir a manutenção da esperança, da alegria, da felicidade, da satisfação? Há garantia? Apesar de todos vivermos esperando algo em relação ao futuro, estar feliz com o presente e se sentir uma pessoa realizada é o primeiro passo para a conquista da satisfação futura. Muitas vezes nos prendemos a expectativas de uma vida futura melhor, mas não podemos apenas viver nesse estado. É preciso que tenhamos fé e consciência de nossos valores, de nossas conquistas, de nossa capacidade.

Amar é o sentimento mais sublime que existe e precisamos amar o próximo, amar-nos, admirar a vida e reconhecer as bençãos e conquistas diárias que nossa vida nos traz. Viver em constante amargura, insatisfação e auto-piedade só atrai novas experiências que reforçam esses sentimentos.

Para quem já leu o Segredo: você atrai aquilo que deseja. E ao pensar e repetir o que não quer também o atrai.

O dia-a-dia já é tão difícil. Temos que lidar com sentimentos ruins de inveja, egoísmo, consumismo, mesquinharia, vaidade, que se não começarmos a plantar no mundo a semente do amor e do respeito por nossas próprias atitudes e pelo próximo, estamos fadados a continuar nesse ciclo.

“Seus pensamentos determinam sua freqüência , e seus sentimentos lhe dizem de imediato em que freqüência você está. Quando se sente mal, você está na freqüência em que atrai mais coisas ruins. Quando se sente bem, você está poderosamente atraindo para si coisas boas.” O Segredo, pp.43.


Está difícil manter o foco? Veja algumas dicas para recuperá-lo




Se há desconforto, seja na vida pessoal, como na profissional, certamente a pessoa terá uma diminuição desta capacidade.

Por mais que você goste do seu trabalho, ficar oito horas dentro de um escritório, sentado em frente a um computador, é o cenário perfeito para a dispersão, o que, consequentemente, acaba por impactar a produtividade e qualidade do trabalho.

“Ter foco significa gerir alguns processos. Mas, se há desconforto, seja na vida pessoal, como na profissional, certamente, a pessoa terá uma diminuição desta capacidade”, explica o sócio da Alliance Coaching, Sílvio Celestino.

Entretanto, de acordo com ele, esta não é uma situação sem solução, pois algumas medidas simples podem ajudar o profissional a dispersar menos.

Dicas

Reflita: primeiramente, diz o especialista, ao perceber que a perda de foco é recorrente, procure fazer uma reflexão, respondendo três perguntas: “o que me incomoda internamente?”. Ou seja, analise se você está com alguma dor, algum problema de saúde, ou mesmo emocional, que podem estar tirando sua atenção.

A segunda pergunta é a seguinte: “o que me incomoda externamente?”. Neste caso, deve-se analisar o ambiente e os relacionamentos, tanto os pessoais como os profissionais. Já a terceira e última pergunta “como vou lidar com isso?” deve buscar repostas para resolver as situações.

Lista de aturação: a segunda medida sugerida por Celestino é fazer a chamada lista de aturação, que nada mais é do que listar tudo que você está “aturando”. Assim, pegue uma folha e escreva, por exemplo, itens que precisam de conserto na sua casa pois, esse tipo de coisa, diz o profissional, vem à mente quando a pessoa está trabalhando.

Da mesma forma, se há algo precisando ser arrumado ou modificado no trabalho, faça também uma lista para este ambiente e procure o responsável para verificar se é possível resolver problema.

Exercício físico: os exercícios físicos também são aliados de quem quer manter o foco no trabalho, especialmente se a profissão da pessoa exige mais o trabalho intelectual. Além disso, durante o trabalho é interessante que a pessoa caminhe um pouco de tempos em tempos para ajudar a manter o foco no trabalho.

Presenteie-se: por fim, lembra o especialista, o excesso de atividades e, sobretudo, de adversidades enfrentadas no trabalho, também ajudam as pessoas a dispersarem. Portanto, diz Celestino, ao enfrentar adversidades no trabalho, presenteie-se, faça algo que gosta, pois isso ajuda a manter o foco da próxima vez que a pessoa enfrentar problema, ou situação parecida!

terça-feira, 15 de maio de 2012

A Estratégia Do Guerreiro Jedai


Um Profundo Treinamento: A Estratégia Do Guerreiro Jedai

É por intuição que descobrimos e pela lógica que provamos. No mundo empresarial hoje, a quantidade de informação e coisas que estão acontecendo é inversamente proporcional ao tempo que temos para conhecê-la, quanto mais para digeri-la. A quantidade de informação que temos num jornal de Domingo é equivalente a dois anos de informação que você poderia obter na Idade Média. Neste período pós industrial que vivemos – onde o bem de maior valor é a informação, a prestação de serviços, o conhecimento – estamos aprendendo ( uns com maior e outros com menor facilidade e desgaste) três importantes habilidades que são indispensável para nosso desenvolvimento profissional e pessoal, que são:
1. Captação da informação;

2. Seleção da mesma;
 3. Aplicação da informação obtida ao nosso cotidiano.

As informações são um investimento que vale a pena aplicar e um benefício que vale a pena pagar. Na maioria dos casos, um maior número de informações propiciam uma forma mais segura para tomar decisões, aumentam as chances de uma escolha mais conveniente, adequada e pode colocar você mais rápido e perto de seu objetivo recompensando assim o seu investimento inicial. Sabendo que informações são realmente importantes, e se estamos interessados neste assunto que pode nos transformar em profissionais mais ágeis, criativos e talentosos, poderíamos fazer a seguinte pergunta: Quais são os elementos, os atributos que diferenciam os tomadores de decisão bem sucedidos, em relação aos outros?

 - Informação, diríamos nós. Sim, é verdade. E o que mais? Aprendemos a viver num mundo onde as coisas precisam ser certas e os fatos tangíveis. E buscamos a certeza para tomar nossas decisões. O fato é que hoje há duas variáveis principais que afetam nossas decisões. O tempo, pois mesmo a opção certa no momento errado, pode se tornar uma opção errada. E a sutileza, pois apenas dados tangíveis e convencionais num mundo de rápidas transformações não lhe asseguram mais uma boa decisão. As qualidades que elevam e diferenciam estes profissionais estão no ar, no espaço, no sutil, no invisível, no intangível. Estes profissionais vêem o que muitos não conseguem ver e agem no tempo oportuno. Einstein já dizia: “ Muitos podem ver aquilo que é para ser visto. Muito poucos conseguem ver além daquilo que é para ser visto” O óbvio invisível. Está ali, na sua frente, mas você, por inúmeras razões não consegue perceber. Muitos conceitos, preconceitos, confusão... O QUE É A ESTRATÉGIA DO GUERREIRO JEDAI ? É um sistema integral de aprendizagem onde se pode desenvolver de forma pragmática, competências fundamentais e necessárias à cultura pessoal e organizacional como visão estratégica, resolução criativa de problemas, liderança, comunicação e saúde organizacional. Tem como objetivo facilitar ao profissional A TRANSIÇÃO DOS CONCEITOS E ATITUDES DESTE NOVO SER, que tem como qualidade diferenciada inteligência, saúde, comunicação e aprendizagem. A Estratégia do Guerreiro Jedai é um treinamento para o desenvolvimento de um maior poder pessoal, de realização e conquista de resultados econômicos, de satisfação e sociais. Parte do princípio que todos nós, conscientes ou não, estamos caminhando, traçando um novo caminho para nossa vida profissional e pessoal. Quando nos referimos ao guerreiro, estamos antes nos referindo a um herói, que em nossos dias atuais é o homem ou a mulher responsável por seus atos e que desempenha um papel principal em qualquer acontecimento ou ação importante. Robert Dilts, um estudioso em Programação Neurolingüística modelou pessoas, guerreiros e estrategistas que se saiam muito bem em suas ações. Todos possuiam as seguintes características:

• Tinham várias estratégias de aprendizado e ação;

• Manifestavam sua inteligência de forma variada ( Gardner, múltiplas inteligências )

• Seguiam e confiavam em seus pressentimentos viscerais;

 • Utilizavam dos sinais e das adversidades para alterar seus planos ou estratégias enquanto estavam executando-os;

• Tinham alta capacidade de envolvimento e aprofundamento na solução de problemas Viver como um guerreiro significa agir de forma especial e diferenciada, frente aos desafios que surgem. Significa viver com criatividade, comprometimento e atenção. OBJETIVOS Manifestar e ampliar a capacidade de criar os resultados que as organizações desejam através do pensamento sistêmico e do trabalho em equipe; Desenvolver a Criatividade Pessoal e a Intuição. Gerenciar pressões e tensões provocada pelas circunstâncias ( resiliência ); RESULTADOS ESPERADOS Torna-se mais atento e ajustado às circunstâncias e contextos da vida. Melhoria da relação com agentes estressores; Diminuição da ansiedade; Aumento da confiança e autoestima; Manifestação de forma diferenciada e ampliada da inteligência. Valorização da informação intuitiva nos momentos de decisão BENEFÍCIOS Percepção mais aguçada Aumento do número de conexões neurais aumento dos insights e facilidade da fluência da informação melhora a intuição e qualidade de vida se torna mais competitivo no mercado.

Força:

A Força é um campo de energia gerado por todas as coisas vivas, ela cerca e penetra tudo, unindo a galáxia. Existem dois lados da Força: paz, serenidade e conhecimento formam o lado bom (Light Side) enquanto o lado sombrio é consistido pela agressão, raiva e medo (Dark Side). O universo é um lugar de equilíbrio: vida e morte, criação e destruição, amor e ódio. Assim sendo, ambos os lados da Força fazem parte da ordem natural.

Existem alguns seres que são ligados a Força. Mesmo que eles não possam entendê-la, a Força flui dentro deles. Aqueles sensíveis à Força são capazes de aprender a manipular sua energia. Os Jedai se enquadram nessa categoria, usando seu conhecimento para obter os poderes através da Força. O entendimento da Força se manifesta de muitas maneiras.